Conferência

Leopold Nosek
O processo psicanalítico como espaço de Liberdade

Comentário: Maria José Gonçalves

 Argumento
O tema liberdade sofre as mesmas vicissitudes do conceito da razão. Encaradas de forma absoluta, como um valor em si pelo iluminismo, merecem uma visão crítica acerca da sua dialética. A razão encontra seus limites por exemplo em Freud com a apreensão do imenso território do inconsciente. O conceito de liberdade encontra seus limites na concepção do Outro. O pensamento acerca da dialética da liberdade e seus limites é o lócus privilegiado de pensarmos a Ética. Na dialética da relação sujeito-objeto nasce a urgência de uma ética em nosso fazer clínico e teórico. Pretende-se ainda reflectir a respeito da presença da alteridade social e histórica na nossa prática quotidiana.


Apresentação
Leopold Nosek é psicanalista didata da Sociedade Brasileira de psicanálise de São Paulo. Premidado em 2014 com o SigourneyAward, Leopold Nosek foi diretor da Federação Psicanalítica América Latina, editor da Internacional Psychoanalisis, Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e responsável pelo boletim informativo da Associação Psicanalítica Internacional

Maria José Gonçalves é médica pedopsiquiatra, psicanalista, membro didata da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e Presidente da Comissão de Ensino da SPP. Membro da Federação Europeia de Psicanálise (EPF) e da Associação Internacional de Psicanálise (IPA). Foi diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de D. Estefânia de Janeiro de 2000 até 31 de Janeiro de 2006, Presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA) nos biénios de 2002-2003 e 2004-2005 e membro do Conselho Nacional de Saúde, órgão consultivo do Ministério da Saúde, durante o mesmo período. Em 1983 funda a Unidade da 1ª Infância, sendo sua diretora até Janeiro do ano 2000.Fundadora e membro da Associação Ser Bebé - Associação Portuguesa para a Saúde Mental da Primeira Infância, filiada na Associação Mundial para a Saúde Mental da Primeira Infância (WAIMH).