Na clínica com os medos

Maria Fernanda Alexandre
FUNCIONAMENTO FÓBICO NA RELAÇÃO DO CAMPO ANALÍTICO


Argumento

Pretende-se demonstrar como, na clinica psicanalítica,a relação de campo pode ser invadida por um funcionamento fóbicoque evita ou dificultaas associações livres eataca ou desfaz os elos das ligações psíquicas. Como, através da compulsão de repetição, pode reproduzir um funcionamento mental marcado pela projecção no objecto da sua própria precaridade. Esta “posição fóbica central” (A. Green, 2000)funciona como um bastião que não permite reproduzir notransfer o reconhecimento da sua verdade interna, matizada pela qualidade dos objetos primários que foram vividos como decepcionantes, abandónicosou traumáticos. Nestas circunstâncias os pacientes podem abrigar-se em refúgios narcísicos de difícil contacto que levantamaos analistas diferentes questões teóricas e técnicas.

Notas Biográficas

Maria Fernanda Gonçalves Alexandre é Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Psicanalista de adultos, de adolescentes e de crianças. É membro titular com funções didatas na Sociedade Portuguesa de Psicanálise, membro da Associação Internacional de Psicanálise (API), da Federação Europeia de Psicanálise (FEP) assim como da Sociedade Europeia de Psicanálise da Criança e do Adolescente (SEPEA). É membro supervisor, na área da Psicoterapia analítica, da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica. Tem atividades docentes no Instituto de Psicanálise. Foi Secretária Cientifica da Sociedade Portuguesa de Psicanalise, Presidente do Instituto de Psicanalise e Presidente da Comissão de Ensino. É atualmente a Directora da Revista Portuguesa de Psicanalise ( Órgão da Sociedade Portuguesa de Psicanalise).  
Tem feito um número assinalável de Conferências e Comunicações em vários Congressos e Seminários assim como em diferentes Instituições. Tem publicado diversos artigos em revistas de Psicanálise, de Psicoterapia ou de Psicologia Clínica. Participou, em conjunto com colegas, em quatro livros dentro da sua área. Publicou também dois livros um em 2007 com o seguinte titulo “Mudanças Psíquicas no Processo Terapêutico – O papel do narcisismo”, (Editora Fenda) e outro em 2014 – “A Experiencia Psíquica- Ensaios sobre a construção do processo psicanalítico”, (Editora Fenda). Faz clínica privada em Lisboa.
 


Conceição Tavares de Almeida
À CONVERSA COM OS MEDOS


Argumento

Partimos de sonhos em sessão, na clínica com os medos, para refletirmos sobre os sonhos, o seu valor de comunicação, de adaptação, assim como o seu potencial de transformação.

Notas Biográficas
Conceição Tavares de Almeida é Psicóloga Clínica e Psicanalista;
Membro Titular da SPP e da IPA, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.
Formadora e supervisora nos temas da Psicanálise, da Psicoterapia, da Psicologia Clínica e da Saúde;
Assessora para a Infância e Adolescência do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral de Saúde; Com vasta experiência profissional institucional nas Toxicodependências e nos Cuidados de Saúde Primários e Docência na área da Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante.



Elsa Couchinho
ALERTA LARANJA


Argumento

O vento, a chuva, o mar...
A sua força bruta e destrutiva...
Uma mente em permanente estado de alerta laranja ou vermelho, até porque se as estações mudam diminuindo a probabilidade de tempestades, os tremores de terra e os tsunamis podem acontecer a qualquer momento.
Joaquim inicia a sua análise aos seis anos, nesse estado de alerta sem vislumbrar um único lugar capaz de o proteger. A analista é ela própria vulnerável a esses perigos e encontra-se, tal como todos, impotente face à destrutividade da natureza.
É necessário que possamos ter "abrigo" na mente de alguém e que a nossa destrutividade encontre outros caminhos para além dos da projeção.
Joaquim e a sua analista continuam a fazer esse caminho onde as forças da natureza são e serão sempre indomáveis.


Notas Biográficas
Elsa Couchinho é psicanalista, membro da International Psychoanalytical Association (IPA) e da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, na qual realizou igualmente a sua formação em Psicanálise da Criança e do Adolescente. Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA, desenvolve a sua actividade clínica em consultório privado.A par da prática clínica, o seu percurso profissional é marcado pela participação em projectos de intervenção com crianças, adolescentes e famílias, com realce particular para a aplicabilidade dos conceitos psicanalíticos no trabalho com equipas multidisciplinares e em contextos muito diversos, nomeadamente o meio prisional e Instituições de acolhimento de crianças e jovens.